sexta-feira, 6 de janeiro de 2017


COMO TIRAR SUA EMPRESA DA CRISE



Meus amigos ,

O país tem vivido momentos de grave crise política, econômica e social  e é inegável que, de algum modo, as empresas sejam afetadas em vários de seus processos internos e externos. Seja nos processos financeiros como fluxo de caixa, por exemplo; seja no processo administrativo, folha de pagamento; seja no processo de compras, produção ou mesmo o de vendas e etc.

Nesse momento, nossa recomendação é de cautela e prudência nunca desespero. O exemplo é o da Gaivota, nunca pare de bater suas asas, mesmo nos momentos de grande turbulência.

Sem dúvidas, há uma necessidade de revisão dos processos com o objetivo de adequação dos recursos ali empregados: recursos financeiros, recursos materiais e recursos humanos.

Essa crise já aconteceu outras vezes em nosso país e em outros, e certamente não será a última. Temos certeza e absoluta convicção que ela passará e o país voltará a crescer com força pujante.


Quando tornar o crescimento da economia, o segmento empresarial deverá estar preparado para retomada , caso contrário poderá perder o bonde da história.

Então, assim pensando, se você percebe sinais de crise,  urge aplicar pelo menos três ferramentas importantes na sua empresa ou negócio:

1)   ANÁLISE SWOT, com ela você identifica as forças e ameaças que sujeitam a empresa, considerando não só os aspectos internos, mas também o ambiente externo.



2)   ANÁLISE GUT, permite identificar através de uma planilha uma lista de problemas ou dificuldades, analisando a  Gravidade, Urgência e Tendência de cada um dos itens.



3)   Revisão das Estratégias traçadas,  revisar o Planejamento Estratégico Anual.





Obviamente, outras medidas, revisões e providências serão necessárias, por exemplo: revisão dos planos de venda; revisão do plano de produção; análise do plano de abastecimento, contas a pagar e receber, revisão do quadro de pessoal e etc. Não esqueça de elaborar o plano de ação.

Se precisar de mais informações visite nosso blog http://www.pluralconsultoria.blogspot.com ou faça contato pelo telefone 24 998911653.

Nielsen Freire

Consultor de Empresa e Executive Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem recebido, porém é necessário que você se identifique.